fechar

Matrículas abertas 🙌

Ensino Fundamental I

Projeto educativo

Nosso projeto educativo busca alinhar as orientações curriculares à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que define as aprendizagens fundamentais a que todos os estudantes têm direito ao longo da Educação Básica.

A BNCC estrutura-se com foco em conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para promover o desenvolvimento integral dos estudantes e a sua atuação na sociedade. Nosso currículo tem por base dois princípios orientadores:

Educação integral
: considera as dimensões intelectuais, sociais, emocionais, físicas e culturais. Ela ganha relevância diante dos debates sobre a cultura da paz, os direitos humanos, a democracia, a ética e a sustentabilidade compreendidos como enormes desafios contemporâneos. 

Equidade:
entende que todos os alunos são capazes de aprender. Nesse sentido é fundamental contribuir para que todas as crianças possam crer em suas possibilidades. 

O currículo está organizado em um ciclo de alfabetização que inclui o 1º e 2º ano e mais três anos que compreendem o Ensino Fundamental I (3º, 4º e 5º ano).

Nosso currículo considera a organização dos tempos, espaços e materiais que contemplem as vivências das crianças no seu dia-a-dia, a importância do brincar e a integração de saberes de diferentes componentes curriculares.

O espaço da escola permite que as crianças conectem-se com a natureza e possam realizar investigações relacionadas ao ambiente, a flora e a fauna. Nosso currículo está organizado por áreas de conhecimento e  componentes curriculares.

Linguagens: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Artes Visuais, Educação Fisica (o 1º ano também tem capoeira) e Música
Matemática: Matemática
Ciências da Natureza: Ciências Naturais
Ciências Humanas: Geografia e História

Alfabetização

O processo de alfabetização é entendido como de aproximação aos contextos de uso da língua e têm como ponto de partida as hipóteses, das crianças,  sobre o sistema de escrita alfabético.

A metodologia de trabalho compreende propostas que envolvem projetos, atividades cotidianas que possibilitam as crianças se alfabetizarem ao mesmo tempo que se constituem em usuárias da língua.

O objetivo é que as crianças se alfabetizem ao longo do primeiro ano, mas esse é um processo que se estende até o final do 2º ano.

Formação do estudante

O currículo da nossa escola está organizado para que os alunos aprendam não só os conhecimentos historicamente construídos, mas que também se tornem estudantes autônomos que dominem os procedimentos fundamentais para que sigam aprendendo durante toda à vida.

Nesse sentido, há também um grande investimento na formação do leitor, para que as crianças sejam capazes de ler e produzir diferentes textos, sempre considerando as situações reais de comunicação.

Avaliação

É entendida como uma ação pedagógica, que auxilia as decisões do professor, permite acompanhar a progressão das aprendizagens e propor reflexões sobre o próprio processo de ensino e aprendizagem.

Para as crianças, a avaliação fornece informações que dão visibilidade ao avanço de seu conhecimento, identificando o que aprenderam e o que precisa de maior investimento.

Algumas atividades

Inglês

Na escola Vila Alpha trabalhamos a Língua Inglesa por meio de atividades imersivas, e situações para que o aluno possa participar eficiente e criticamente.

Utilizamos da memória afetiva e das habilidades necessárias para o desenvolvimento linguístico no novo idioma.

Acreditamos que o ensino de uma segunda língua pode proporcionar uma visão mais ampla do mundo.

Música

A criança começa a se expressar de outra maneira e é capaz de integrar-se ativamente na sociedade, porque a música ajuda a ganhar independência nas suas atividades habituais, assumir o cuidado de si mesma e do meio, e ampliar seu mundo de relações. A música tem o dom de aproximar as pessoas.

Cada vez mais, na atualidade, a música deve ser compreendida como arte funcional, ou seja, como atividade prática, cotidiana, parte integrante da vida social e da formação do indivíduo. A música sensibiliza e atua de diversas formas no corpo das crianças, por meio da recepção da vibração sonora que acalma, relaxa ou tonifica, toca as emoções, suscitando sentimentos e imagens.

Objetivos de aprendizagem:
- Perceber questões rítmicas vivenciando-as através de brincadeiras de roda e exercícios de expressão corporal;
- Utilizar-se de instrumentos de percussão, para pesquisa grupal e produção de diversas canções folclóricas;
- Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais;
- Expressar-se nas brincadeiras e nas diversas situações de interação;
- Desenvolver atitude de confiança ao produzir sons;
- Utilizar o corpo, sucatas e instrumentos musicais;

Trilha

Além de estimular uma alimentação mais saudável e proporcionar o contato com a natureza, fazer uma horta caseira junto com os pequenos, propicia deliciosos momentos em família. Cuidar das plantinhas também pode ensinar ao seu pequeno noções como paciência, responsabilidade e ecologia!

Ter contato com a terra, regar as plantas e observar faz parte do “aprender” e é muito prazeroso para as crianças. Acompanhar o crescimento, cuidar da planta, observar as características de cada planta e do solo existente em nossa trilha, assim como explorar a nascente de água cristalina é uma experiência singular para eles que aos poucos percebem como a natureza é importante para nós.

Ateliê

A arte está inteiramente ligada à constituição do ser humano, e é por meio das linguagens artísticas que o mesmo se coloca no mundo. Quando a criança desenha, pinta, ou realiza outras atividades de expressão artística, sem se dar conta estará expressando emoções e manifestando a sua cultura.

O Ateliê é visto como espaço de possibilidade técnica e expressiva, como laboratório de descobertas, investigação e caminhar além das fronteiras perceptivas. As crianças são encorajadas a explorar o seu ambiente e investigar as materialidades, além de repetir experiências fundamentais, observar e reobservar, a considerar e reconsiderar.

Ao organizar as atividades privilegiamos as diversas linguagens: pintura, desenho, instalação, apreciação artística e modelagem, sempre adequando as propostas aos objetivos pedagógicos, priorizando as relações criadas com a natureza e o diálogo com o espaço. Para a criança, fazer arte é convidá-la para usar o corpo, o olhar, o movimento, a linguagem, a sensibilidade… 

Temos consciência da dimensão estética, um processo de empatia que coloca em relação o sujeito de direito com as coisas e as coisas entre si, considerando a estética uma potente ativadora de aprendizagem.

Projetos

Os temas da realidade são trabalhados desde cedo com a criança, com o objetivo de despertar em cada criança suas potencialidades, de forma particular e única.

Os projetos envolvem uma espiral de experiências de exploração e discussão em grupo, seguida por representação e expressão, através do uso de muitos meios simbólicos. A arte e a estética são vitais como uma parte integral da aprendizagem cognitiva/simbólica plena da criança em desenvolvimento. (cem linguagens). Os projetos são resultados das “escutas” dos educadores e dos conteúdos de cada série.

São propostas intencionais que buscam a investigação, exploração e aprendizagens. Nosso planejamento é em forma de projetação orgânica ou emergente. Diferente da abordagem temática típica usada nas escolas, muitas vezes predeterminada e apresentada pelo professor com meses de antecedência.

Atividades extras do integral

Teatro

Trabalhar o teatro em conjunto com a educação é uma prática extremamente benéfica para as crianças. As suas propostas são um terreno de experimentação, tornando-os indivíduos mais preparados para lidar com a sociedade e os seus dilemas.

O exercício teatral é uma forma de expressão, a criança tem espaço para trabalhar os seus sentimentos, experimentar o seu corpo, conhecer textos, rimas, poemas, músicas e acima de tudo o autoconhecimento.

Horários para o Fundamental I 🤩

Período da manhã - das 7h30 às 12h30
Período Integral - das 7h30 às 18h30

* Para crianças de 6 a 10 anos